O Trail da Costa Vicentina é organizado pela empresa "Ganhar Destak". Trata-se de um trail corrido em linha que tem a sua partida em Santiago do Cacém.
Porto Covo é uma das freguesias do concelho de Sines. Inicialmente, foi uma aldeia de pescadores, mas, devido às suas praias e paisagens, é actualmente muito procurada pelos turistas. A sua população é inferior a 1000 habitantes.
As suas praias são das mais belas e naturais do país e detentoras da bandeira azul. A Praia Grande, a Praia Pequena, do Buizinho e do Pingardeiro são alguns exemplos. A ilha do Pessegueiro, com 340 m de comprimento e 235 m de largura, é outro ponto de interesse.
A sua gastronomia é muito apreciada por todos os visitantes. Os pratos de peixe, os mariscos, a cataplana e a feijoada de búzios são algumas das suas especialidades gastronómicas.
A cerca de 250 metros ao largo de Porto Covo, avista-se a abandonada Ilha do Pessegueiro, fonte de inspiração para os mais poéticos. Aí encontraram-se vestígios de ocupação cartaginesa durante o séc. III a.C. e de ocupação romana, nomeadamente tanques de salga de peixe, mas a tradição e o imaginário falam-nos de um refúgio de piratas ao longo dos séculos.
Actualmente, podem ver-se ruínas de um forte construído no séc. XVII que, juntamente com uma fortaleza gémea em Porto Covo, defendiam esta parte da costa.
Ilha do Pessegueiro