OMDC Eventos

ptenfrdeites

Porto Covo - O coração da Costa Alentejana

Porto Covo

O Trail da Costa Vicentina é organizado pela empresa "Ganhar Destak". Trata-se de um trail corrido em linha que tem a sua partida em Santiago do Cacém.

Porto Covo é uma das freguesias do concelho de Sines. Inicialmente, foi uma aldeia de pescadores, mas, devido às suas praias e paisagens, é actualmente muito procurada pelos turistas. A sua população é inferior a 1000 habitantes.

As suas praias são das mais belas e naturais do país e detentoras da bandeira azul. A Praia Grande, a Praia Pequena, do Buizinho e do Pingardeiro são alguns exemplos. A ilha do Pessegueiro, com 340 m de comprimento e 235 m de largura, é outro ponto de interesse.

A sua gastronomia é muito apreciada por todos os visitantes. Os pratos de peixe, os mariscos, a cataplana e a feijoada de búzios são algumas das suas especialidades gastronómicas.

A cerca de 250 metros ao largo de Porto Covo, avista-se a abandonada Ilha do Pessegueiro, fonte de inspiração para os mais poéticos. Aí encontraram-se vestígios de ocupação cartaginesa durante o séc. III a.C. e de ocupação romana, nomeadamente tanques de salga de peixe, mas a tradição e o imaginário falam-nos de um refúgio de piratas ao longo dos séculos.

Actualmente, podem ver-se ruínas de um forte construído no séc. XVII que, juntamente com uma fortaleza gémea em Porto Covo, defendiam esta parte da costa.

 

Ilha do Pessegueiro

 
 

Entrar em contacto

                          

Email
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.